Segurança/Aventura Natural

Comunidade dedicada a abordar temas voltados à gestão da segurança no Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Osvaldo Esterquile Júnior
Moderador

Osvaldo Esterquile Júnior

Consultor em Gestão da Segurança e Ambiental no Turismo de Aventura
SEBRAE / ABETA / In Plantar
Osvaldo Esterquile Júnior
Moderador

Osvaldo Esterquile Júnior

Segurança/Aventura Natural

O que conter em um kit de primeiros socorros nos atrativos turísticos?
  • 27/10/2023
  • 3

É muito comum as pessoas acharem que porque estão em uma atividade em meio a natureza, ou de difícil acesso, que o kit de primeiros socorros que o atrativo turístico, ou mesmo o guia de turismo disponibilizam, possa ter antialérgicos, analgésicos, entre outros medicamentos.

O nome já diz, o kit é para Primeiros Socorros, que são intervenções iniciais logo após um acidente ou mal súbito, que visam a evitar complicações do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue ao local. Esses primeiros atendimentos são muito importantes, pois podem evitar agravamento em fraturas e até mesmo a morte da vítima, proporcionando na medida do possível conforto, calma e o monitoramento dos sinais vitais. Sendo assim, qualquer pessoa treinada com conhecimentos básicos em primeiros socorros poderá prestar os atendimentos.

Para um atendimento rápido e eficaz o kit deve então conter materiais de limpeza e higienização por exemplo: soro fisiológico, gazes e sabão, equipamentos de imobilização de fraturas como talas, colar cervical, ataduras e esparadrapo, equipamento para transporte como prancha rígida ou maca sked. Também é importante equipamentos de proteção do socorrista como luvas, máscara de RCP e óculos. Lembrando que o socorrista pode ser qualquer membro da sociedade que passou por orientação e treinamento básico, mas não possui formação na área da saúde, sendo assim, não tem autorização de ministrar ou aplicar medicamentos e procedimentos invasivos ao corpo da vítima.

Tão importante quanto ter um kit de primeiros socorros adequado é alertar para dois principais itens, o kit deve ser revisado periodicamente, sendo vistoriado a higiene e validade dos materiais. Também vinculado ao kit deve-se ter um sistema de comunicação, seja via rádio, telefone ou internet, pois é de extrema importância ser ágil em providenciar o atendimento especializado, comunicando rapidamente as autoridades, devendo ser direto, preciso sobre as condições da vítima e o local da ocorrência.

Pensando em estabelecer equipe e materiais adequados para emergências, a norma que estabelece os requisitos para o Sistema de Gestão da Segurança no Turismo e Turismo de Aventura ABNT NBR ISSO 21101, em seu requisito 8.2 Preparação e resposta à Emergência, descreve a necessidade de se manter um sistema de comunicação eficiente, equipamentos disponíveis e treinamento da equipe que desenvolve as atividades, não apenas com o curso de noções básicas em primeiros socorros como treinamentos em simulados de emergência, colocando em prática situações de possibilidades reais.

Agora já sabe! Kit eficiente deve-se ter sistema de comunicação, materiais de limpeza, imobilização e resgate.

Comentários

Luiz Yoshihiro Garcia de Lima Hagi

  • 15/12/2023
  • 0
Boa noite, tudo bem? Acho que para quem faz trilhas os consultores e guias deveriam ter treinamentos constantementes. E quem oferta o serviço tem que esclarecer que não é obrigação do profissional que está conduzindo ou responsável pelo grupo medicar e por esse motivo o contratante do serviço tem que levar seu próprio medicamento principalmente antialérgico. Minha opinião.
Sebrae

Polo SEBRAE de Ecoturismo

Uma iniciativa do Sebrae para fortalecer as atividades econômicas por meio Ecoturismo e o Turismo de Natureza nos destinos do Brasil.

Contato

  • Rua Coronel Pilad Rebuá, 2480 - Bonito - Mato Grosso do Sul
  • [javascript protected email address]
  • (67) 3255-6500