Segurança/Aventura Natural

Comunidade dedicada a abordar temas voltados à gestão da segurança no Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Osvaldo Esterquile Júnior
Moderador

Osvaldo Esterquile Júnior

Consultor em Gestão da Segurança e Ambiental no Turismo de Aventura
SEBRAE / ABETA / In Plantar
Osvaldo Esterquile Júnior
Moderador

Osvaldo Esterquile Júnior

Segurança/Aventura Natural

Quando a diversão vira tragédia – Estruturas recreativas devem ser projetadas por profissionais habilitados.
  • 16/02/2024
  • 0

Em abril de 2023, Luciana Cerri, de 42 anos, descia um tobogã junto do filho, de sete anos em um parque de diversões em São Roque, São Paulo. Os dois foram arremessados do brinquedo e bateram em uma grade de proteção. Luciana veio a óbito e o gerente e o administrador do parque foram indiciados por homicídio culposo. Uma tragédia que poderia ter sido evitada e que veio à tona agora com
a conclusão das investigações.
De acordo com a Polícia Civil, a construção de uma rampa extra no tobogã onde Luciana morreu não teve um projeto técnico e nem o acompanhamento de profissionais qualificados, ou seja, o projeto original perdeu toda a integridade e teria que ter sido refeito para acomodar a nova estrutura.
Além disso, a perícia técnica feita no local apontou que o tobogã estava molhado no momento do acidente, "o que diminuiu o atrito entre o tapete e a pista, fazendo com que a vítima descesse com maior velocidade do que quando em pista seca”,
diz o relatório.
“A curvatura da pista proporcionou o erguimento da mulher no ponto mais alto da elevação de modo que houvesse o descolamento da vítima do solo, fazendo com que ele saísse da pista seguindo movimento reto em direção à grade ao lado da pista, não acompanhando a curvatura" concluíram.
Este e outros casos demonstram a necessidade de projetos detalhados com Anotação de Responsabilidade Técnica – ART e o acompanhamento por especialistas durante o processo de construção e manutenção de qualquer tipo de instalação recreativa. Ampliações e anexos devem ser integrados ao projeto original e não apenas incluídos sem os devidos cálculos e precauções extras.
O plano de manutenção e a supervisão frequente dessas instalações também é fundamental para garantir o cumprimento de todas as normas de segurança e principalmente, para promover a integridade física dos visitantes. Lembrando que sempre devemos manter as evidências de manutenções, vistorias, ARTs e treinamentos atualizadas e guardadas.

Comentários

Até agora não há comentários para essa pergunta.

Sebrae

Polo SEBRAE de Ecoturismo

Uma iniciativa do Sebrae para fortalecer as atividades econômicas por meio Ecoturismo e o Turismo de Natureza nos destinos do Brasil.

Contato

  • Rua Coronel Pilad Rebuá, 2480 - Bonito - Mato Grosso do Sul
  • [javascript protected email address]
  • (67) 3255-6500