Moradoras da região APA Baía Negra participam de palestra sobre turismo sustentável, em Corumbá
Moradoras da região da Área de Proteção Ambiental Baía Negra no Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá, nesta quinta-feira (15)
Sustentabilidade

Moradoras da região APA Baía Negra participam de palestra sobre turismo sustentável, em Corumbá

Ação teve o intuito de apresentar às participantes estratégias de fomento ao turismo e estímulo ao associativismo na comunidade localizada em Ladário

  • 10/01/2023 às 13:01
Fonte: Via ASN

Com o apoio do programa Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae e rede de parceiros, foi realizada na tarde desta quinta-feira (15), em Corumbá, uma palestra de sensibilização para moradoras da Área de Preservação Ambiental (APA) Baía Negra, localizada no município de Ladário. A palestra foi promovida pela Fundação de Turismo Pérola do Pantanal, com o intuito de sensibilizar as participantes sobre o turismo sustentável, com evidência às vantagens da prática para o desenvolvimento local e preservação do meio ambiente. O evento ocorreu no Centro Sebrae Pantanal e contou com cerca de 10 participantes.

A palestra foi ministrada pelo diretor presidente da Fundação de Turismo Pérola do Pantanal, Alexandre Ohara, que destacou as vantagens do turismo sustentável para a região. “O evento foi importante para sensibilizar as participantes sobre o conceito do turismo sustentável, mais conhecido como turismo de base comunitária, onde a comunidade faz parte das ações e cuida daquele bem comum onde ela está inserida. Já os visitantes têm um contato com os costumes e com a cultura local e pode contemplar a natureza neste local que tem um grande potencial para oferecer o turismo sustentável”, relatou o Alexandre.

Uma das participantes, a moradora e presidente da Associação de Mulheres da APA Baía Negra, Virgínia Paes, afirma que as moradoras já desenvolvem trabalhos que estimulam o desenvolvimento sustentável do local, mas que ações como essa dão um novo panorama de crescimento para a região. “Dentro da comunidade temos uma associação de mulheres, onde trabalhamos o desenvolvimento da comunidade e o cuidado com a nossa área de reserva. Então para nós, eventos como esse são importantes pois nos dão conhecimento para trabalharmos ações que vão valorizar nossa comunidade e ainda preservar este local tão importante", pontuou Virgínia.

Para a analista administrativa do Sebrae/MS, Larissa Moraes, a ação proporcionou um ambiente inspirador para as participantes, em um momento de fortalecimento de laços e fomento a novas ideias. “Promover essa conexão entre o Centro Sebrae Pantanal e a Associação de Mulheres Produtoras da Área de Proteção Ambiental Baía Negra é um momento muito importante para que elas possam definir não somente estratégias, mas ações que colaborem com o desenvolvimento local, além de promover visibilidade e geração de negócios em toda região”, pontuou Larissa.

Sobre o Pro Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

Via ASN

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Polo SEBRAE de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Sebrae

Polo SEBRAE de Ecoturismo

Uma iniciativa do Sebrae para fortalecer as atividades econômicas por meio Ecoturismo e o Turismo de Natureza nos destinos do Brasil.

Contato

  • Rua Coronel Pilad Rebuá, 2480 - Bonito - Mato Grosso do Sul
  • [javascript protected email address]
  • (67) 3255-6500