A comunidade Passo do Lontra, formada principalmente por pescadores, localizada a 127 km do município de Corumbá, não contava com equipamentos e suporte para o descarte de lixo. Por esse motivo, os resíduos gerados pela população local eram alocados embaixo de suas casas e, em períodos de enchente, o material era levado pelas águas do Rio Miranda, que fica em frente à comunidade. A situação mudou neste mês, quando o Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal e em parceria com a Prefeitura de Corumbá, realizou uma ação de sustentabilidade na região, que incluiu entrega de containers, mutirão de limpeza e orientações sobre boas práticas.
Os containers serão utilizados para o descarte correto dos resíduos. Além disso, a comunidade passará a receber um caminhão por meio da Prefeitura que irá recolher o material semanalmente. Todo esse trabalho visa melhorar o ambiente e promover qualidade de vida para os moradores. Pelo Sebrae, essa atuação é englobada em ações de governança que a comunidade vem recebendo por meio do programa Pró Pantanal, com desdobramento para incentivar os moradores a promover transformação local que pode contribuir na geração de renda. Segundo o analista técnico do Sebrae/MS, Felipe Mendes, por meio das iniciativas, a população poderá obter resultados positivos.
“Nessa segunda etapa, realizamos um mutirão de limpeza, onde os moradores da comunidade Passo do Lontra recebem uma orientação de conscientização, sobre as boas práticas para o despejo da resíduos sólidos. Logo em seguida instalamos o contêiner para que eles possam fazer o descarte desse material. Além disso, está prevista um caminhão de coleta, que irá passar na comunidade toda semana, para fazer a retirada do dos resíduos”, explica o analista.
Para a moradora da Comunidade Passo do Lontra, Servarina Pedroza Loveira, mais conhecida como dona Sossô, a iniciativa é uma forma de incentivar a população a realizar o descarte correto, além de estimular o desenvolvimento de ações voltadas para o turismo na região. “Embora o começo tenha sido complicado, nós nos sentíamos vistos por meio da iniciativa. Os ribeirinhos não eram reconhecidos, por isso muitos dos projetos que vinham para a região não chegavam até aqui. Essa ação do programa Pró Pantanal é necessária, pois é o começo de algo que pode trazer visibilidade para o Passo do Lontra, além de ter mobilizado grande parte das pessoas para tornar essa coleta possível”, finaliza Servarina.
A comunidade Passo do Lontra já recebe ações voltadas para o fomento do turismo na região, como o Arte na Vila, que teve como objetivo estilizar residências e transformar o local em atrativo para turistas. A região fica dentro do município de Corumbá, às margens da Estrada Parque e próximo a hotéis que recebem visitantes nacionais e estrangeiros. Um dos pontos que merecem consideração é o fomento ao resgate da cultura local pela população.
De acordo com o analista do Sebrae/MS, por meio de iniciativas como essa, é esperado o aumento do turismo na região e a valorização do comércio local. “A comunidade possui uma Associação de Moradores, que foi instituída por meio do Pró Pantanal. A partir disso, algumas costureiras começaram a confeccionar produtos artesanais para venda, com o objetivo de gerar renda e resgatar a cultura local. Uma das peças é uma lontra em argila e a outra é a bolsa de “sapicuá” (saco de lona ou tecido de pano grosso, geralmente usado por viajantes) que é típica da cultura pantaneira”, finaliza.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.
Participe agora mesmo do Polo SEBRAE de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.
Uma iniciativa do Sebrae para fortalecer as atividades econômicas por meio Ecoturismo e o Turismo de Natureza nos destinos do Brasil.