Shutterstock
Um olhar no futuro: As oportunidades do Ecoturismo para o país
Destaque

Um olhar no futuro: As oportunidades do Ecoturismo para o país

Polo Sebrae de Ecoturismo divulga estudo “Cenários para o Ecoturismo no Brasil 2035”, que aponta possíveis cenários da atividade nos próximos anos

  • 26/10/2023 às 18:10

O Ecoturismo é a atividade que une práticas em ambientes naturais a benefícios econômicos para empreendedores, comunidades locais, natureza e destinos. O Brasil é um país que possui potencialidades nessa atividade, mas tudo dependerá de como o empreendedorismo irá expandir; da qualificação de mão de obra; além de parcerias entre setor público e privado, conforme aponta o estudo “Cenários para o Ecoturismo no Brasil 2035”, desenvolvido pelo Polo Sebrae de Ecoturismo,uma iniciativa do Sebrae para fortalecer as atividades econômicas por meio Ecoturismo e o Turismo de Natureza.

“O turismo sustentável e/ou o Ecoturismo ganhou importância nos últimos tempos. A temática das mudanças climáticas e seus impactos nos territórios e vida das pessoas, que mais que nunca estão se apresentando para todos verem e sentirem contribui para que as questões relacionadas à sustentabilidade e dentro delas o Ecoturismo ganhe destaque e seja valorizado”, afirma Telcio Barboza, gestor do Polo Sebrae de Ecoturismo.

A pesquisa foi divulgada neste ano e sugere caminhos para gestores, empreendedores e demais interessados. O objetivo é promover discussões sobre o que se espera da atividade, auxiliando tomadores de decisão no planejamento de investimentos e implementação de estratégias. Com biomas únicos, como Amazônia, Pantanal e Cerrado, o Brasil poderá ser destaque no setor, porém, é necessário comprometimento para o alcance de resultados. 

Em todo caso, as perspectivas são positivas, uma vez que, segundo o estudo, em qualquer um dos cenários descritos, o Ecoturismo cresce. A diferença está na forma e no ritmo do crescimento: mais diversificado ou menos, de maior ou menor qualidade, mais preocupado ou menos com práticas sustentáveis, entre outros. Eles coincidem com uma escada: muito crescimento no cenário “Terra do Ecoturismo”, crescimento médio em “Nichos Pujantes” e “Oásis Nacionais”, e pouco crescimento no “Devagar, quase parando”. 

Para conferir o estudo completo acesse aqui. 

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Polo SEBRAE de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Sebrae

Polo SEBRAE de Ecoturismo

Uma iniciativa do Sebrae para fortalecer as atividades econômicas por meio Ecoturismo e o Turismo de Natureza nos destinos do Brasil.

Contato

  • Rua Coronel Pilad Rebuá, 2480 - Bonito - Mato Grosso do Sul
  • [javascript protected email address]
  • (67) 3255-6500