Assessora da Diretoria e Gestora Estadual do Polo SEBRAE de Turismo de Experiência
SEBRAE ES
Marcela Saad Nascimento
Experiência e Inovação
Comportamento do Turista
20/05/2021
8
Um dos pontos mais relevantes para atender as expectativas dos turistas é entender o seu comportamento, expectativas e motivações. A pandemia e o isolamento geraram transformações importantes no comportamento de consumo das viagens. A busca por locais que ofereçam contato com a natureza, atividades ao ar livre, segurança e protocolos de higiene, experiências relacionadas ao bem-estar e ao equilíbrio emocional e outros quesitos são cada vez mais importantes para a escolha do destino e dos serviços que serão consumidos.
Outro ponto importante são as características das diferentes gerações que estão viajando.
“Por exemplo, a geração conhecida como Baby Boomers - nascidos entre 1945 e 1960 – tendem a ser mais conservadores no consumo, valorizam a durabilidade e conforto dos produtos. Já a geração X – nascidos entre 1961 e 1979 – geralmente são menos materialistas, avaliam a relação de custo-benefício dos diversos tipos de produtos e serviços que consomem. Os da geração Y – nascidos entre 1980 e 1995 – são consumidores conscientes, adquirem produtos e serviços online e dominam as novas tecnologias; os da geração Z são os nativos digitais, nascidos entre 1996 e 2009, preferem consumo com propósito e adoram compartilhar experiências por meio digital. E os Alphas, que nasceram a partir de 2010, são 100% digitais e totalmente influenciados pelo mundo virtual.” Portal Sebrae de Ecoturismo – Trilha de Conhecimento.
A sua empresa está atenta a estas características e mudanças? Como tem se adaptado para conquistar e satisfazer o turista neste novo momento?
O sucesso está diretamente relacionando com a compreensão e atendimento à estas expectativas e diferentes características.
Comentários
Quelita Cavalcante de Oliveira
24/11/2023
0
Muito interessante isso, vou me adequar e prestar mais atenção.
Participar desta Comunidade - Experiência e Inovação
• Concordo em participar desta Comunidade como uma forma de interagir de forma qualificada com outros empreendedores e gestores de Ecoturismo.
• Estou ciente da necessidade de seguir todos os preceitos e regras legais para uma adequada convivência no mundo digital, podendo ser excluído da Comunidade e do Portal Sebrae de Ecoturismo em caso de inobservância dessas condições.
Denunciar
Polo SEBRAE de Ecoturismo
Uma iniciativa do Sebrae para fortalecer as atividades econômicas por meio Ecoturismo e o Turismo de Natureza nos destinos do Brasil.